Histórico
O Cursinho Comunitário A-Sol foi fundando pelo professor Artur Carlos Rocha e pelo assistente social Sérgio Dias Souza em 2006, fruto da articulação do movimento universitário guarulhense e dos movimentos populares ligados à Igreja progressista. Apesar do tamanho de Guarulhos e de seu papel estratégico na Grande São Paulo, a primeira universidade pública a se instalar na cidade foi a Unifesp em 2007, em um cenário que boa parte dos estudantes da cidade, em especial os alunos da rede pública, não tinham acesso à universidades públicas.
Neste cenário, o Cursinho Comunitário A-Sol passa a atuar com jovens da rede pública na obtenção de um bom desempenho em vestibulares que dão acesso à educação superior, abordando os conteúdos e habilidades necessárias para os principais processos seletivos, também abordando aspectos da realidade e das principais pautas da sociedade, compreendendo que: novos enfrentamentos surgirão quando o jovem adentrar em uma universidade, como o perigo das políticas de austeridade que propõem o corte de benefícios educacionais importantes como restaurante universitário, programas de permanência e a própria manutenção da gratuidade da educação superior pública.
Em seus primeiros anos, o cursinho funcionava na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no Cocaia - Guarulhos, passando a operar a partir de 2010 em espaço próprio na Rua Suíça, Jardim São Francisco.
Atualmente, o trabalho do cursinho e do Centro Comunitário A-Sol conta com mais de 30 pessoas, entre coordenadores, professores e colaboradores, que atuam de forma voluntária no espaço. Os processos decisórios do Cursinho, como a construção de atividades culturais e direcionamentos diversos, são construídos de forma horizontal com inclusive a participação de alunos e ex-alunos, por compreender o espaço como um bem coletivo do interesse do povo.