A obra sem público

Por Vanessa Ferrari

Featured image

Estamos há praticamente um ano de pandemia, com restrições, isolamento social, uso constante de máscara e muito álcool em gel nas mãos. Durante vários picos da pandemia, tivemos comércios fechados e outros com regulamento nos horários, com isso, os fechamentos de estabelecimentos e pequenos negócios se fez mais presente.

E os museus? Os teatros? Espaços que necessitam de público, palmas, arte e muito calor humano estão obtendo grandes prejuízos.

Em São Paulo, uma das áreas mais atingidas foi a nossa cultura, com um prejuízo na arrecadação do Estado de mais ou menos 10 bilhões de reais entre abril e junho de 2020. Sem contar que, antes da pandemia, o orçamento e as verbas de cultura já estavam sofrendo com faltas e limitações.

Esses espaços encaram vários desafios para reinventar seu funcionamento, e fazer esse processo virtualmente se tornou uma alternativa. Vários museus como o Museu da Memória Republicana (Convento das Mercês- Maranhão) aderiu esse meio e disponibiliza passeios virtuais. O passeio desse e outros museus, exposições e patrimônios culturais estão disponíveis no site: http://eravirtual.org/. Já em Sampa, o MASP reabriu com algumas mudanças e medidas de segurança, conforme descrito nas informações do site: https://masp.org.br/visitasegura.

Contudo, uma grande iniciativa de três publicitários em Barcelona trouxe uma nova visão para exposições, Covid Art Museum: o primeiro museu no período de quarentena. Sendo uma iniciativa dos três publicitários: Emma Calvo, Irene Llorca e José Guerrero, o projeto tem o intuito de mostrar a forma como cada pessoa vivencia esse período. O trio criou uma conta na plataforma Instagram e está expondo variadas artes do mundo todo. Sem restrições da forma com a arte é produzida, todas as técnicas são aceitas, dentre elas: fotos, vídeos, desenhos, pinturas, animações e muito mais.

Qualquer pessoa pode participar do projeto indo até o perfil no Instagram: @covidartmuseum e acessar o link na biografia da página, logo um documento online será aberto com algumas perguntas sobre seus dados básicos e sobre sua arte, então basta dar upload na sua obra e aceitar que ela seja publicada na página.

@covidartmuseum by @giovanni_romanoart

“Touch me, maybe it will be like before”

Bibliografia:

https://ffw.uol.com.br/noticias/arte/covid-art-museum-o-primeiro-museu-que-nasce-durante-a-quarentena/

https://masp.org.br/visitasegura

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-04/museus-promovem-visitas-virtuais-durante-pandemia

https://www.youtube.com/watch?v=av6Xk8QAFpk

https://www.youtube.com/watch?v=aJpWCng7BOc&t=116s