2 minutos para leitura
Arte contemporânea: complexa e desafiadora
Por Vanessa Ferrari
A compreensão da arte contemporânea traz muitas discussões. Nem sempre seu significado é de “mão beijada”.
Obra da série “Bichos”. Artista Lygia Clarck (1960- 1964)
A expansão subjetiva na Arte Contemporânea é sua grande ferramenta, junto de seus ideais, da atitude e conceitos,não apenas o objeto final. Essa é uma característica que fez seu rompimento com a Arte Moderna, no século XX, após a Segunda Guerra Mundial.
Sendo um período de mudança e reconstrução da sociedade devido a grande globalização, o âmbito da arte necessitou de novas ferramentas e formas de expressão.
A obra-instalação “Invenção da cor, Penetrável Magic Square # 5, De Luxe”, de 1977, de Hélio Oiticica, foi feita a partir das maquetes chamadas de proposições ambientais.(Foto: Wikipédia)
Muitos movimentos foram formados dentro da arte contemporânea, sendo eles a Por Art, Arte Digital, Arte Conceitual, Fotografia, Instalação, Arte Urbana, Body Art, Arte Povera, Artes das Novas Mídias, Hiperrealismo, Fotorrealismo, Op Art e Arte cénica.
No Brasil, a arte contemporânea se popularizou em 1950, com um movimento chamado “Manifesto Neoconcreto”.
Mas como entender a subjetividade da arte?
É algo que requer um certo treino. Cada exposição pode causar interpretações diversas em cada um que a analisa. Ela se transforma em uma incógnita de infinitas possibilidades.
Em primeiro lugar, é importante se desprender de algumas lições que carregamos. Nem sempre 2+2 será 4 na arte. O certo para você pode ser o errado na exposição, e vice-versa.
Na maioria das exposições encontramos um trecho, frase, ou até o significado do material mostrado. Essas informações podem dar uma direção para onde o artista se posicionou e ajudar na compreensão. Mas, caso essas informações não estejam disponíveis, um curador pode te guiar dentro daquela exposição.
Outro exercício bom a ser feito é uma pesquisa sobre o artista, os materiais usados na obra, o período da sua construção, dentre outros.
A obra contemporânea vai sempre ser uma comunicadora com o público. Ela sempre será rica em informações, com mistura de arte com a vida, de materiais modernos e de uma liberdade infinita.
Links úteis:
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/artes/arte-contemporanea
https://laart.art.br/blog/o-que-e-arte-contemporanea/
https://www.culturagenial.com/arte-contemporanea/