1 minutos para leitura
Clássico: A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo
Por Priscila Soares
Olá, galera! Hoje eu apresento a vocês um clássico da Literatura Brasileira, a obra do escritor Joaquim Manuel de Macedo, que também escreveu o primeiro romance urbano do Romantismo e foi expoente a inovar a forma e o tema, criando o primeiro mito brasileiro. A obra também é abordada nos vestibulares. Hoje vamos falar sobre A Moreninha.
A história se passa no Rio de Janeiro, Ilha de Paquetá, século XIX, e foi narrado em 3° pessoa em uma narração onisciente.
Conta a história de amor entre Augusto, um estudante de Medicina, e Carolina, a moreninha, uma menina viva, divertida e curiosa. Carolina desperta a atenção de todos os rapazes, menos a de Augusto, por sua ousadia e por vezes impertinência. Seria possível que a inconsequente menina cativasse também o coração desse estudante?!
Uma leitura tranquila, com poucas páginas e de uma linguagem coloquial, que o autor usa para descrever com delicadeza, cada detalhe do estilo e comportamento carioca da época, criando uma grande apresentação até mesmo sobre os estudantes. A história irá abranger temas importantes como: a desvalorização da mulher em diversos sentidos sociais, a escravidão, e o machismo próprio do Estado. Mesmo com todos esses temas carregados, o autor consegue envolver o leitor com lendas durante a história. Posso usar como exemplo a história da gruta, onde quem bebe da água não sai da ilha sem amar alguém, e o mais legal disso tudo é saber que essa gruta existe mesmo, não é incrível?!
Recomendo a leitura dessa obra, e tenho orgulho de saber que nosso Brasil tem uma riqueza em clássicos maravilhosos.
Espero que vocês tenham gostado. Desde já, agradeço por todo carinho, e desejo que essa resenha possa agregar no estudo de vocês! Siga-nos no instagram: @literal_mente.tila e @revistaasol.
Até breve!