2 minutos para leitura
Indicações de filmes do mês de setembro
Vários Autores
Agosto, mês do orgulho e visibilidade Lésbica, recomendações de Vanessa Ferrari
Em agosto, mês conhecido pelo orgulho e visibilidade Lésbica, devido à ocupação no Ferro’s Bar em 19 de agosto de 1983, liderado pela ativista brasileira Rosely Roth, considerada pioneira da história do Movimento Homossexual Brasileiro, e também pelo Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (29 de agosto de 1996), criado por ativistas lésbicas brasileiras e dedicada à data em que aconteceu o 1º Seminário Nacional de Lésbicas- SENALE), iremos indicar alguns filmes que relatam a realidade de mulheres lésbicas e suas lutas contra o preconceito.
PARIAH (2011). O drama conta a história da jovem adolescente Pariah, uma garota de 17 anos que enfrenta baixa autoestima e não pode assumir sua sexualidade abertamente, principalmente na família. A trama fala sobre dores, rejeição e o refúgio que mulheres lésbicas adolescentes buscam nessa fase da vida.
Amor Por Direito (2016). Jerlsey Laurel Hester (Juliane Moore) é uma policial Americana respeitada em seu trabalho. Ela se apaixona pela mecânica Stacie Andree (Ellen Page) e as duas iniciam um relacionamento sério. Elas enfrentam a maior dificuldade de suas vidas quando Jersey é diagnosticada com uma doença terminal e iniciam uma batalha para que Stacie possa receber a pensão da esposa depois da sua morte. As autoridades se recusam a reconhecer a relação das duas e elas precisam enfrentar o preconceito dentro e fora da justiça.
CAROL (2015) Therese Belivet (Rooney Mara) é uma jovem em um emprego entediante vendendo brinquedos. Um dia, conhece Carol Aird (Cate Blanchett), uma mulher elegante que está buscando um presente de natal para a filha. Carol está se divorciando do marido, e diversas ocasiões fazem com que ela se aproxime da jovem Therese, resultando no começo de uma história sincera e romântica. Quando Carol é impedida pelo marido de passar o Natal com a filha, ela e Therese fazem uma viagem pelos Estados Unidos, mostrando uma realidade de intolerância, preconceito e resistência da paixão.
E vamos de Nostalgia! Smallville! Recomendação de Thiago Alves
É tão bom para quem é fã do Universo DC, quanto para quem não é. Smallville, disponível no Amazon Prime Video e na plataforma Globo Play, tem 10 temporadas e 270 episódios. Mesmo que não goste dos filmes Marvel ou séries DC, provavelmente desse irá gostar! A série contém romance, suspense e consegue ser bem divertida e, ainda, mostra o lado misterioso de Clark Kent de um jeito único. A série é uma boa opção para este momento de quarentena, pois contém muitas horas de entretenimento.
Vanessa Ferrari, entrou no cursinho em 2014. Atualmente, cursa Psicologia na Fig-Unimesp, sendo voluntária no Cursinho A-Sol com ajuda psicológica aos alunos e funcionários, e é uma das roteiristas da coluna de “Cultura e Arte” da revista.
Thiago Alves, estuda programação e faz parte do A-Sol desde março de 2020.