Estamos todos no mesmo poço

Por Raul Campos Nascimento

Featured image

#AlertaSpoiler #Opoço

“Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Jesus lhe disse: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o maior e o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” (Marcos 12:28-34 )

O Poço é um filme sobre uma prisão que se parece com um poço. Dividido por níveis, dois em cada um. Uma plataforma que leva comida para todos, ou melhor, para quase todos, devido aos que estão em cima comerem mais do que precisam.

Na vida real, nós também estamos no poço, alguns mais acima e outros mais abaixo na hierarquia social, mas todos no poço, e, como no filme, a única saída para a sobrevivência é a organização coletiva, solidária e racional.

Porém, essa saída não vem sendo explorada devidamente nas muitas crises que estamos vivendo atualmente. A atual crise sanitária (pandemia do novo coronavírus) no Brasil já ultrapassa a marca de 120 mil mortos, mortes evitáveis. Ao mesmo tempo, pesquisas mostram que a fortuna dos mais ricos só cresce a cada dia.

No filme, a saída fica delegada de forma incerta às gerações futuras por uma mensagem.

Mas queremos copiar o filme sendo também a não saída no tempo presente? Realmente, queremos ser apenas uma cobaia histórica para que as gerações futuras saibam como nossa imbecilidade coletiva, nosso egoísmo e mesquinharia geraram a extinção de milhões de pessoas no planeta, ou seja, queremos ser apenas uma mensagem?

Fica o alerta: a mensagem que precisamos já foi enviada por muitas pessoas e grupos que caminharam por este planeta, como o bem conhecido Jesus de Nazaré, Buda do atual Nepal, Gandhi da Índia, e os desconhecidos, mas indispensáveis, Hong Xiuquan da China e Flora Tristan do Peru, só pra citar alguns exemplos.

Me parece que não aprendemos muita coisa, mas todo dia é um novo dia para nos redimirmos, denunciando essa lógica destruidora que nos coloca todos uns contra os outros, fortalecendo sempre quem já tem poder e anunciando um mundo novo baseado na solidariedade entre os seres dessa nave Terra. A escolha é sua, nossa. Pense nisso.

Foto de Filipe Delgado no Pexels