2 minutos para leitura
Literatura negra feminina; conheça Elizandra Souza
Por Fernando Tomé de Oliveira
“amante de um bom caruru que sou, me vi representando e, roubando o tÍtulo para o dono da cumbuca no lugar de Jani, senti o cheiro do dendê a invadir espaço e, com a boca cheia de água e também os olhos, recordei-me da infância no terreiro de meu pai.”
Olá, amigos e amigas!
Nesta edição, venho com outra super indicação de leitura.
“Procura-se Leitor@s de Literatura Negra Feminina”. Esse é o slogan da campanha realizada pelo coletivo Mjiba e é com ele que começo estas linhas.
Dando visibilidade à escrita de mulheres negras, ansioso estava para ler este maravilhoso livro: Filha Do Fogo - 12 Contos de Amor e Cura, da poetisa e escritora Elizandra Souza.
Neste livro, a escritora Elizandra Souza utiliza de maneira maravilhosa uma escrita que parece um afago, um abraço com lembrança de infância, mas também com a complexidade que só uma mulher preta poderia descrever com toda sua potência e ancestralidade.
Os contos abordam, como diz o nome, amor e cura em suas linhas, desde a descoberta do domínio tradicional do fogo por Inã, que descobre no ato de alimentar as chamas o poder da mulher e vê ali seu reflexo, até a descoberta do amor próprio e da beleza africana de Dara em Afagos.
São contos que nos descortinam uma forma de ver o mundo muito especial. A dona da Cumbuca me trouxe lembrança de infância, onde eu, amante de um bom caruru que sou, me vi representando e, roubando o título para o dono da cumbuca no lugar de Jani, senti o cheiro do dendê a invadir espaço e, com a boca cheia de água e também os olhos, recordei-me da infância no terreiro de meu pai.
Então amig@s, recomendo muito esta leitura, é necessária para tod@s nós.
Sobre o projeto: o projeto Mjiba surgiu em 2017 para dar visibilidade nas redes sociais à produção poética de escritoras negras, a partir das publicações dos livros Coletivo Mjiba, e se estendeu para escritoras negras no mundo e no Instagram, e conta com mais de 100 escritoras negras de diversas linguagens.
Sobre a autora: Elizandra Souza, escritora, jornalista, integrante do Sarau das Pretas e idealizadora do Coletivo Mjiba.