2 minutos para leitura
Indicações de filmes do mês de outubro
Vários Autores
Neste mês, temos indicações de alguns filmes que passam reflexões filosóficas. E começamos com…
Recomendações de Vanessa Ferrari
Um Sonho de Liberdade (1994)
Baseado no livro de Stephen King, com o mesmo nome, o filme conta a história de Andy (Tim Robbins), um banqueiro que vai parar em uma prisão de segurança máxima, acusado falsamente do assassinato de sua esposa e seu amante. Lá, ele aprende lições de amizade, sabedoria e esperança.
Na Natureza Selvagem (2007)
Christopher Mc Candless, filho de pais ricos, se forma na Universidade de Emory como um dos melhores estudantes e atletas. Porém, em vez de embarcar em uma carreira prestigiosa e lucrativa, ele escolhe doar suas economias para caridade, livrar-se de seus pertences e viajar pelo Alasca.
Menina de Ouro (2004)
Uma grande e incrível história de Maggie, uma lutadora de boxe que enfrenta muitas dificuldades para alcançar seu sonho de se tornar campeã. Rejeitada por um grande treinador por ser mulher, ela não desiste e se empenha até mostrar que merece ser digna de competir com profissionais.
Recomendação de Thiago Alves
Pantera Negra: transcendendo universos
Pantera Negra foi um filme lançado no ano de 2018, baseado no personagem do mesmo nome da Marvel Comics, e produzido pela Wal Disney Studios e Marvel Studios. Foi o primeiro filme de super-herói a vencer o Oscar, além de ser o 1º filme de super-herói negro. Como já se dizia no título, Pantera Negra transcende Universo, cor e país, é um filme que traz representatividade. Infelizmente, no ano de 2020, veio a falecimento Chadwick Boseman (T’Challa), seu protagonista, devido a um câncer de cólon. Sim, ele gravou o filme doente, pois foi diagnosticado com a doença em 2015, sua luta mostra o quão grande ele foi … O Filme Pantera Negra é muito bom, vai fazer você se levantar da cadeira como também vai te emocionar! E como diz no filme: #Wakandaforever
Recomendação de Walter Bolitto
Planeta Fantástico (La Planète Sauvage) é uma animação francesa de 1973 que discute sobre a natureza humana em um cenário psicodélico e de especulação científica. A trama se passa em um universo no qual seres azuis gigantes (Draags) vivem em uma sociedade avançada e tratam a raça de Oms como animais, forçando-os a se adaptar para sobreviver. O filme discute, por meio de alegorias, a relação que temos com o diferente e como isso vira dominação em alguns casos, trazendo uma reflexão sobre os conflitos de classe, étnicos e a interação do homem com a natureza.
Vanessa Ferrari, entrou no cursinho em 2014. Atualmente, cursa Psicologia na Fig-Unimesp, sendo voluntária no Cursinho A-Sol com ajuda psicológica aos alunos e funcionários, e é uma das roteiristas da coluna de “Cultura e Arte” da revista.
Thiago Alves, estuda programação e faz parte do A-Sol desde março de 2020.
Walter Bolitto Carvalho, pós-graduado em Educação e Tecnologia pela UFSCar. Desenvolvedor de jogos educacionais e populares, militante nas áreas da tecnologia, educação e ambiental.