Documentos de texto online

Por Walter Bolitto

Featured image

Antes de ler esta matéria, sugiro que seja lida a introdução feita à categoria Tecnologia no meu outro texto sobre Privacidade e o uso de tecnologias para educação.

A proposta desta coluna é de apresentar ferramentas tecnológicas voltadas a educandos para auxiliar na sua vida escolar e, futuramente, acadêmica e profissional. Na outra matéria, abordo o assunto de como certos aplicativos roubam nossos dados ao mesmo tempo em que representam novos órgãos de nosso corpo por nos oferecer certas ações que não tínhamos anteriormente.

Neste primeiro texto, me dedicarei a falar sobre aplicativos/sites/ferramentas que são voltados à escrita de documentos de texto, suas vantagens e desvantagens. Eventualmente, algumas ferramentas serão repetidas em outras publicações, por serem capazes de realizar outras tarefas. Abordarei também brevemente uma possibilidade de software livre, mas me dedicarei a explicar seu conceito em um texto futuro.

Ressalto novamente o cuidado no tipo de informação que vai ser armazenada, já que a empresa dona da ferramenta pode fazer uso da informação de alguma forma, além de governos para quem essas plataformas colaboram. Outro aspecto importante é a popularização de uma ferramenta, pois se existe uma ferramenta semelhante que não compromete sua atuação de alguma forma, é recomendável seu uso por diminuir monopólio de dados deste grupo.

Documentos de texto

Quando pensamos em documentos de texto, geralmente lembramos do famoso Microsoft Word, mas não é a única alternativa para quem quer escrever, especialmente pelo preço de uma licença do Microsoft Word (existem softwares livres que podem substituir como o LibreOffice, mas o foco do texto seria em ferramentas de produção de texto na nuvem). As ferramentas sendo produzidas na atualidade geralmente estão hospedadas na nuvem em tempo real e possibilitam a participação de mais usuários interagindo com o mesmo documento ao mesmo tempo.

Google Docs

https://docs.google.com/?hl=pt-BR

Possivelmente a ferramenta mais conhecida e utilizada na atualidade. É possível sua utilização no browser para computadores (sem a necessidade de baixar), e possui aplicativos para Android e Iphone. Os documentos ficam arquivados no Google Drive do e-mail cadastrado e é de fácil acesso online, também é possível sua exportação para formatos .doc e .pdf. Para acessar, você só precisa de uma conta Gmail.

print1

Microsoft Office Online

https://www.office.com/launch/word

Com o objetivo de disputar com o Google Docs, a Microsoft construiu uma plataforma online e gratuita para preparação de documentos de textos com as mesmas funcionalidades com o Word, as funcionalidades são as mesmas do Google Docs, mas é necessário ter uma conta Outlook (ou similares como Hotmail, Live, etc).

print2

Etherpad

https://etherpad.org/

Se você pretende escrever um documento importante com um prazo de vida até sua conclusão garantindo sua privacidade, você pode usar o Etherpad, que é um software livre colaborativo, no qual você pode fazer uso de um servidor pronto ou criar o seu próprio.

Ao criar um documento, você determina se ele vai durar 1, 30 ou 60 dias (geralmente), depois é excluído do servidor. Vale lembrar que ele não tem a formatação de um documento de Word, é mais voltado para preparação compartilhada de textos. A ferramenta garante comunicações cifradas e seguras.

Por se tratar de um software livre, você pode acessar seu código e ver se eles querem roubar seu dado de alguma forma, mas tudo bem se você não é um programador para analisar uma linha de código, diversos especialistas que se preocupam com privacidade fazem estudos com os softwares livres mais relevantes. Na aba links do site, seguida de List of public instances, você consegue ver as comunidades que disponibilizam esse serviço. Neste sentido, eu recomendaria o https://pad.riseup.net/, o Riseup é uma organização que atua no mundo todo na defesa da privacidade e da criptografia para todos.

print3