2 minutos para leitura
Origens da Presença Negra em Guarulhos: A África em nós
Por Fernando Tomé de Oliveira
Olá, querides leitores! Estamos de volta este mês com nossa coluna de resenha.
E esse mês trago para vocês um livro Guarulhense de nome Origens Da Presença Negra Em Guarulhos: A África em nós.
Um livro super interessante publicado em Novembro de 2013 pelos professores Elton Soares de Oliveira e José Abílio Ferreira em colaboração com a Secretaria de Educação.
O livro traz uma passagem desde o surgimento do homem e a sua expansão pelo planeta, narrando os dois possíveis troncos que colonizaram o continente americano e o Brasil, até o processo translado dos negros escravizados para o Brasil e em especial para a cidade de Guarulhos.
Basicamente, os negros trazidos para cá, no primeiro momento, vieram para o trabalho nas minas de ouro, porém eles foram utilizados como mão de obra em outros trabalhos também e o livro narra a utilização também de mão de obra dos povos originários chamados pelos europeus de negros da terra, ao passo que os negros escravizados vindos da África eram chamados de negros da Guiné.
De leitura rápida e com bastante ilustrações, o livro ajuda a entender um pouco mais da historia da cidade, sempre contextualizando com o que estava ocorrendo na país naquela época e com o momento histórico.
O livro aborda, também, a contribuição do povo negro para identidade e cultura da cidade, e traz relatos sobre personalidades negras e sobre pontos da cidade relacionados com essa memória.
Ao fim, ele contextualiza a abolição da escravatura com o processo de industrialização, passando pelo esgotamento da mineração de ouro na cidade, a criação do município e da nova identidade de Guarulhos no mapa do estado, inclusive para o próprio país.
Nesse mês de Maio, é importante trazer a tona a relevância da memória das origens negras no processo de formação da sociedade brasileira e como denúncia do crime contra a humanidade que foi o processo de escravidão transatlântica. São 17 anos da lei 10.639, e precisamos fazer valer a lei para que não seja mais possível acontecer o apagamento dessa história.
Sendo assim, compartilho com vocês esse trabalho e espero que possam ler e conhecer mais sobre a história de Guarulhos e sobre as origens da presença negra em nossa cidade.