2 minutos para leitura
MANIFESTO DOS CURSINHOS COMUNITÁRIOS DE GUARULHOS EM APOIO ÀS UNIVERSIDADES FEDERAIS
Nós, membros(as) dos cursinhos comunitários em Guarulhos, cientes da realidade dos retrocessos em que a Educação Pública se encontra e com o objetivo de defendermos o acesso ao ensino superior para todos e todas, tornamos público este manifesto em favor de todas as Universidades Federais que são fundamentais para o desenvolvimento científico, industrial e social de nosso município e de nosso país, como a UNIFESP aqui na cidade e em outros estados como a UFRJ, e tantas outras que se encontram na mesma situação orçamentária e que contribui com o ingresso das pessoas da periferia, não só nos cursos de ensino superior, mas também no desenvolvimento de pesquisas importantes para todo país.
Nossa missão enquanto cursinho é a democratização do direito à educação com foco em fortalecer as pessoas que mais dependem de programas educacionais públicos, universais e gratuitos que atendam a todos e todas sem distinções geográficas e de classe social. As Universidades Federais correm o risco de fechar as portas por conta dos inúmeros cortes orçamentários que sofrem por pressão do Governo Federal que, através de um projeto político neoliberal voltado ao estrangulamento orçamentário em relação aos investimentos públicos, tem como proposta não somente atacar a ciência bem como inibir o desenvolvimento educacional nas periferias do Brasil.
O corte de R$ 1 bilhão e os diversos bloqueios de verbas para as universidades federais ameaçam pesquisas, entre elas, as relacionadas às ações de enfrentamento da covid-19 em um dos momentos mais graves da pandemia. Pelo país, bolsas de auxílio a estudantes de baixa renda já estão sendo cortadas e as instituições falam em interromper até o atendimento de pacientes do coronavírus em hospitais universitários.
Em abril, o presidente Jair Bolsonaro autorizou o Orçamento, com redução de 18% na comparação com o ano passado em verbas usadas para pagar contas como as de luz e limpeza. Além disso, houve bloqueio de 13,8% das verbas, o que deixa 4,3 bilhões para as instituições, metade do que tinham cinco anos atrás. Atingindo 69 Universidades Federais.
Deste modo, unimos forças para combater esse projeto político que enfraquece toda a nação e, reconhecendo que essa luta fere os direitos de todo o país, convidamos todos os setores da sociedade civil a organizar a luta em defesa de nossa Educação.
Assinam esse manifesto:
Cursinho Comunitário A-Sol
Cursinho Comunitário Pimentas
Cursinho Comunitário Dona Fernanda
Cursinho Comunitário Milton Santos
Cursinho Comunitário Cora Coralina
Cursinho Comunitário COMUPODE
UNEAFRO Mabel Assis
Cursinho Emancipa Artur Rocha
Cursinho Emancipa Centro